Fisioterapia com Especialidades

Tratamento de Fisioterapia para Vertigens

     Tontura é um termo genérico que representa todas as manifestações de desequilíbrio.

     Desequilíbrio é uma instabilidade corporal, caracterizada pela dificuldade de manter-se de pé sem auxilio de um acompanhante ou um andador, e frequentemente alteração na caminhada.

     Vertigem é um sintoma no qual a pessoa tem a sensação de uma tontura rotatória, uma ilusão de movimento, podendo causar náusea ou vômito.

     A vertigem pode ser causada por distúrbios do ouvido, dos nervos que conectam o ouvido ao cérebro ou do próprio cérebro.

     Muitas pessoas sofrem de sintomas como tontura, vertigem, zumbido no ouvido, sensação de ouvido tampado, mas não sabem que os seus sintomas podem ter como causa problemas musculares do pescoço e/ou face, problemas ligamentares ou de alguns outros componentes da face que, por não estarem na posição de conforto, acabam comprimindo a artéria que irriga o labirinto, levando a uma redução de seu fluxo sanguíneo e, consequentemente, sintomas relacionados ao labirinto. Ou seja nem toda tontura, vertigem é uma labirintite.

     Tonturas ou vertigens têm se constituído em queixas freqüentes nos consultórios e clínicas de fisioterapia. Tais sintomas muitas vezes limitam a capacidade de trabalho da pessoa e interferem no dia-a-dia de boa parcela da população.

     A vertigem é caracterizada por episódios, que se repetem muitas vezes, de tonturas rotatórias com diminuição do equilíbrio, percebido quando são realizados determinados movimentos da cabeça: Deitar, levantar da cama, virar de lado quando deitado, movimentar a cabeça para olhar para cima ou para os lados. Estes movimentos desencadeiam episódios súbitos de tontura vertiginosa, algumas vezes severa e de curta duração.

     No tratamento das vertigens, a Fisioterapia tem como objetivos reduzir a sensação de tontura, melhorar a coordenação dos movimentos oculares, melhorar o equilibrio estático e dinâmico, melhorar as condições físicas em geral e possibilitar melhor desempenho nas atividades funcionais.

     Após uma avaliação fisioterapeutica minuciosa é elaborado um programa de tratamento que consiste na realização de exercícios terapêuticos, terapia manual e manobras de reposicionamento. Os exercícios terapêuticos visam coordenar movimentos de cabeça e olhos; estimular o sintoma da tontura para, desta forma, descensibilizar o sistema vestibular; melhorar as habilidades do indivíduo para manter o equilibrio e caminhar.

     Esta reabilitação através da Fisioterapia vem, cada vez mais, ganhando espaço em relação aos demais tratamentos. Isto se deve à sua praticidade,o próprio paciente no decorrer da sessão se descobre através de movimentos e manobras com facilidade na realização, em como se reposicionar e vencer a vertigem , tudo isso associada a altos índices de sucesso. O programa de tratamento tem duração de sete semanas com dois atendimentos semanais, onde também são instruídos exercícios terapêuticos para os pacientes realizarem em casa.

     Tanto os exercícios terapêuticos quanto as manobras são realizadas por Fisioterapeuta treinado e experimentado nesta área da reabilitação. Estes programas também beneficiam idosos, pois alterações do sistema labiríntico causadas pelo envelhecimento resultam em alterações do equilíbrio e aumento na possibilidade de queda. A aplicação dos exercícios terapêuticos gera aprendizado motor e contribuem para a melhora do equilíbrio e a conseqüente diminuição das chances de queda, reduzindo os riscos de fraturas e complicações.


Dra Lisiane Chaves Vieira

Fisioterapeuta Crefito: 5/15463 F
Especialista em Acupuntura
Formação em Podoposturologia
Formação em Ergonomia
Especialista em Quiropraxia
Pós Graduanda em Osteopatia