Website TemplateFisioterapia com Especialidades

Palmílis

Image 03

Palmilhas Posturais, Ortopédicas e Proprioceplivas

     A reprogramação postural através da palmilha é um método que busca integrar a influência dos pés na postura.



Podoposturologia

     Tem sua origem na França e é um método de correção de desequilíbrios corporais relacionados com a postura e com disfunções ortopédicas que tenham origem nos pés.



Palmilhas

     Nas palmilhas posturais são utilizados materiais que apresentam características de leveza, variação da densidade, pouca espessura, higiene e está fundamentada na fisiologia da postura. Dentro da palmilha são inseridas peças de EVA, que são pré definidas na planta do pé pelo fisioterapeuta, durante a avaliação. A palmilha é personalizada, individual, moldada no pé.



Image 03

Baropodometria - Avaliação Computadorizada dos Pés

     O baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento. Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.

     Na Europa, o baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés. Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo e no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.

     O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:

     A postura do paciente na posição estática, ou seja, em pé parado;
     Disfunções funcionais de equilíbrio e estabilidade;
     Divisão das cargas corporais em condições ortostáticas;
     Análise dinâmica da marcha e sua distribuição da cargas durante o passo;
     Pico de pressão e tempo de contato com o solo;
     Detecção das áreas de risco do pé;
     Auxílio na confecção de órteses plantares/palmilhas;
     Detectar alterações biomecânicas do pé, pelve e coluna;
     Diferença de comprimento dos membros inferiores.

Propriocepção

     Essas peças de EVA fornecem informações ao sistema nervoso e como resposta o corpo produz um equilíbrio através de reação reflexa dos músculos, com isso a ação da palmilha é corrigir as assimetrias posturais, nivelando a pelve, diminuindo a torção do tronco, aliviando a dor nos pés, contribuindo para a melhora da congruência das articulações, amenizando a sobre carga principalmente na coluna.



Objetivo da palmilha

     Reduzir o pico de pressão e distribuir a força do solo por toda a região plantar, corrigindo os desníveis e centralizando o corpo, trazendo conforto e redução da postura.



Indicação da palmilha

     Dores nos pés, desníveis da coluna, pé plano, pé cavo, desvio nos calcâneos, esporão de calcâneo, fascite plantar, tendinites, metatargias, hálux valgo, neuroma de Morton, perna curta, atletas e desportistas.


Image 03