Fisioterapia com Especialidades

Pilates

Image 03

     Joseph H. Pilates nasceu perto de Dusseldorf, Alemanha, em 1880. Como foi uma criança doentia, que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, ele dedicou-se durante toda a vida à tarefa de tornar-se fisicamente forte. Na sua juventude, Joseph Pilates estudou e tornou-se especialista em cultura física, mergulho, esqui e ginástica. Com 14 anos, ele estava tão em forma que podia posar para mapas de anatomia.

     Em 1912, Joseph Pilates mudou-se para a Inglaterra, onde ganhava a vida como lutador de boxe, artista de circo e treinador de autodefesa de detetives ingleses. Quando a Primeira Guerra mundial começou dois anos mais tarde, ele foi considerado “um estrangeiro inimigo” e foi colocado em um campo de Lancaster com outros alemães, e mais tarde foi transferido para a Ilha de Man. Pilates tornou-se um enfermeiro e treinou outros estrangeiros no campo com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu à epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos na Inglaterra em 1918. Para os que não podiam realizar livremente os movimentos, por estarem acamados ou por deficiência física, Pilates começou a retirar as molas das camas e usá-las como aparato para auxiliá-los nos exercícios. Fixava as molas nas paredes sobre as camas dos pacientes, permitindo-lhes exercitarem-se, mesmo deitados. Assim surgiu a primeira semente dos equipamentos para exercícios que ele criou. Na cama eles se mantinham estáveis, deitados, e mesmo assim eram capazes de se movimentar com o auxílio das molas, fortalecendo os músculos, tornando-se mais condicionados fisicamente e, portanto mais saudáveis.

Image 03

     Após a guerra, Pilates continuou com os programas de treinamento de condicionamento físico em Hamburgo, Alemanha, onde aperfeiçoou seus métodos trabalhando com a força policial da cidade. Em 1926, desiludido com o trabalho com o exército alemão, Pilates emigrou para os Estados Unidos. No navio para a América, Pilates encontrou sua futura esposa, Clara. Quando chegou, o casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque que funciona até hoje. Joe e sua esposa Supervisionaram pessoalmente seus clientes naquele estúdio até a década de 60. Princípios Básicos do método Pilates
1. Concentração
2. Controle
3. O centro – POWER HOUSE
4. Movimento Fluído
5. Precisão
6. Respiração